Projetos para linhas de comunicação de fibra ótica nas linhas de transmissão

Desde 1993 a OPTEN Ltd participa praticamente de todas as construções principais de Linhas de Comunicação de Fibra Otica (FiberOptic Communication Lines) usando LT (FOCL-OHL) na Rússia. Entre os projetos implementados pela OPTEN Ltd são a rede de telecomunicação da região de Kemerovo de 600 km (contrato com Kuzbassenergo – fig.1), duas FOCL de extensão de 400 km em Noroeste da Rússia (contrato com companhia elétrica Lenenergo junto com companhia de telecomunicação RosTelecom e IVO International (Finlandia), redes de telecomunicação para companhias elétricas Ivenergo (Rússia central) e Odessaenergo (Ucrania). TSL (fig.2) é um dos maiores projetos implementados pela OPTEN. 

A informação precisa e detalhada sobre a condição atual da linha é necessária para alcançar alta eficiência de melhoria de OHL por meio de substituição de fio terra existente por OPGW. Infelizmente a informação necessária nem sempre está disponível nas estruturas que mantem OHL. As mudanças nos elementos de OHL que acontecem por causa de condições climáticos e operacionais (danos ou expansão de cabos, construção de torres) nem sempre são anotados nos documentos da companhia com precisão suficiente. Pesquisar a OHL e especificar seus parâmetros como distância entre torres elétricas, deflexão de fios e fio terra, tipo e localização de torreselétricas, nas linhas longas e aplicando métodos tradicionais de pesquisa consume muito tempo e recurso.

Alta precisão de resultados de pesquisa aérea de rota de FOCL apresentados em forma digital permite determinar efetivamente a extensão da OPGW  necessária para especificação de ordem de cabo ótico. 

Os dados digitais de pesquisa aérea permitem a apresentação de sistema completamente automatizado de projeto de FOCL. O mapa digital de FOCL produzido com dados de pesquisa aérea e de terra tem papel importante nesse sistema. Todos os tipos de dados podem ser entregues em forma digital para software especializado e também para vários aplicativos como AUTOCAD, PLG-CADD, POLE-CAD, ArcView, MapInfo e etc.  

O pacote de software usado para trabalho de projeto permite compilação de listagem de números indicativos e tipos de torres de OHL, distância entre torres elétricas, objetos cruzados pela linha (LT`s, estradas e etc), locação de caixas de junção de cabos. Cálculo de carga mecânica, verificação de resistência de cabos, capacidade de torre elétrica para cargas diferentes de vento e neve (gelo) são apresentados através do sistema automatizado. Uma das etapas importantes de trabalho do projeto é o cálculo de valores de limite de corrente nos segmentos diferentes da linha (principalmente perto de subestação) e verificação de resistência termal de cabo.

Com sistema automatizado de projeto os registros de instalação de OPGW, listagem de amortecedores de vibração, caixas de junção e etc, necessários para construção sãojuntados. O mesmo sistema é usado para produzir a documentação as-built em qualquer formato conveniente para o Cliente (impresso ou eletrônico).

Fig. 1.  Plan of regional telecommunication network





Fig. 2. Fiber Optic Communication Line 
Birusinsk - Belogorsk




















Novidades

RUSENG
+7 (495) 644-4046
2011 © OPTEN Group of Companies Shchelkovskoe shosse 5, building 1, Moscow 105122, Russia