Melhoria da performance e segurança de linhas de transmissão


O primeiro passo no processo de melhoria da performance de LT é coletar mais informação detalhada possível sobre a linha. Com muita experiência em pesquisas aéreas LiDAR de LT a OPTEN obtém dados exatos sobre locação de linha, mostrando os pontos críticos:                                                                                                           
- distância entre o condutor e a terra;
- linhas cruzadas e vegetação;                                  
- densidade de corrente;
- condição técnica de condutores;
- os dados atuais de temperatura de condutor.

Para medição direta de temperatura de condutor e corrente os dispositivos especialmente elaborados para monitoramento online de LT (OTLM, fig.1) são fixados em condutores das linhas vistoriadas e carregados pela distração de energia do mesmo condutor. 

Os valores de corrente e temperatura do condutor medido são transmitidos através de canais de telefonia celular para um recebedor instalado na mesa de controle de companhia elétrica. Precisão de medição é de 10°C para temperatura de condutor e de 1A para corrente. O dispositivo é equipado com um recebedor de sinal GPS e assim as medidas de temperatura e corrente são registradas com horário. 

A temperatura do condutor junto com os dados de posição de elementos de LT em relação aos objetos adjacentes e solo permitem prever a posição de condutor com diferentes cargas de corrente. Durante esse processo, distinguimos os locais críticos onde por causa de aumento de capacidade de transmissão a temperatura do condutor vai aumentar causando aumento de deflexão de condutor crítica. 

Com toda essa informação é mais fácil elaborar as soluções de engenharia que garantem a oportunidade de aumento de energia transmitida. 

Os seguintes meios práticos podem ser aplicados para conseguir o aumento de potência essencial usando mais efetivamente os objetos de infraestrutura da rede já existente:

- uso de sistemas de monitoramento no tempo real;
- aplicação de classificação flexível;
- troca de condutores (equivalente a 2/3 de custo de construção de circuito adicional);
- controle de distância entre condutor e a terra (deflexão de condutor);
- tensionamento do condutor.






Fig. 1. Online 
Transmission 
Line Monitoring




















Novidades

RUSENG
+7 (495) 644-4046
2011 © OPTEN Group of Companies Shchelkovskoe shosse 5, building 1, Moscow 105122, Russia